Skip to content

Nova abertura da Lagoa de Albufeira no dia 4 de Julho

01/07/2014

A Lagoa de Albufeira vai voltar a ser aberta ao mar no dia 4, sexta-feira. Esta é a terceira tentativa, este ano, para manter a ligação entre a Lagoa e o oceano, operação fundamental para regenerar as águas interiores, preservar uma zona de grande relevância em termos ambientais e garantir a qualidade das águas para a prática balnear.
Apesar de ser uma operação da responsabilidade do Ministério do Ambiente, através da Agência Portuguesa do Ambiente, é a Câmara Municipal de Sesimbra que tem garantido a abertura, com recurso ao orçamento municipal.
Nos últimos anos, contudo, a intervenção tem sido dificultada pelo assoreamento da chamada “Boca da Lagoa”, que não permite que o canal se mantenha aberto por muito tempo, obrigando a intervenções consecutivas.
Este ano, por exemplo, a Lagoa foi aberta pela primeira vez no equinócio da Primavera, como é tradição, mas pouco tempo depois voltou a fechar.
A autarquia reabriu o canal novamente em Maio, mas mais uma vez, o grande volume de areias anulou a ligação. Estes trabalhos representam, até ao momento, uma verba de 20 mil euros do orçamento municipal, numa ação da responsabilidade do Estado, sem que haja qualquer contrapartida financeira ou logística para o município.
A  Câmara Municipal alertou por várias vezes, sem sucesso, as entidades competentes para a necessidade de se proceder a um desassoreamento para evitar situações como as que ocorreram na última semana de junho, quando a Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo declarou, por três dias, a interdição da prática balnear, pelo facto de a qualidade das águas poder pôr em risco a saúde pública.
Entretanto, após a notícia desta interdição, a Câmara Municipal voltou a contactar a Agência Portuguesa do Ambiente, insistindo na necessidade de uma intervenção de desassoreamento de maior vulto, obtendo da APA o compromisso de programação dessa intervenção no âmbito do novo quadro comunitário de apoio.

Advertisements
No comments yet

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: