Skip to content

Projecto Olhar – Dois concelhos por uma Causa

13/09/2014

O PROJECTO OLHAR – Dois concelhos por uma Causa vai realizar no próximo dia 20 de Setembro de 2014, pelas 14h30, no Hotel do Mar, em Sesimbra, a sua sessão de lançamento.
O PROJECTO OLHAR – Dois concelhos por uma Causa, pioneiro em Portugal e a desenvolver nos concelhos de Seixal e Sesimbra, nasceu da troca de experiências entre a Bianca – Associação de Protecção aos Animais sem Lar do concelho de Sesimbra e o Grupo de Voluntários do Canil/Gatil da Câmara Municipal do Seixal, instituições que, há mais de 10 anos, trabalham nos respectivos concelhos, em prol do bem-estar dos animais de companhia.
Com este projecto social pretende-se criar e desenvolver um modelo de referência no país, visando, através da interligação entre profissionais (em particular médicos veterinários e juristas), organismos públicos e sociedade civil local e em articulação com outras entidades (nacionais e estrangeiras), garantir uma efectiva protecção e um maior respeito pelo bem-estar dos animais de companhia (cães e gatos) e a implementação de medidas que, em concreto, visem promover uma cultura de responsabilidade por parte dos proprietários desses animais.
O evento tem como objectivo promover a reflexão e o debate sobre questões práticas relacionadas com a protecção e o bem-estar dos animais de companhia, tendo como pano de fundo a actual conjuntura económica, bem como os desafios decorrentes da recente criminalização dos maus-tratos.
Este encontro contará com a presença de representantes de entidades oficiais a nível nacional, câmaras municipais, assembleias municipais e juntas de freguesias, autoridades policiais e de saúde, corporações de Bombeiros, médicos veterinários, juristas, agrupamentos de escolas e colectividades dos concelhos de Sesimbra e do Seixal.
Abrirá a sessão o representante da Câmara Municipal de Sesimbra.
O primeiro painel abordará a perspectiva jurídica da protecção dos animais de companhia.
Terá como primeiro orador Miguel Romão, professor da Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa, cuja intervenção incidirá sobre a protecção dos animais de companhia em Portugal e na Europa.
Os deputados e juristas, Pedro Delgado Alves e Cristóvão Norte, discutirão a importância do novo estatuto do animal de companhia e a criminalização dos maus-tratos.

O segundo painel terá o enfoque nas experiências profissionais dos intervenientes, numa componente médico veterinária.
Dará início a este painel Liliana Carvalho, médica veterinária municipal de Sesimbra, que abordará a temática do abandono e adopção responsável.
Hugo Oliveira, Director clínico do Hospital Veterinário da Tapada, em Sintra  discutirá a importância da esterilização pediátrica dos animais adoptados.
Cristina Lemos Costa, Directora Clinica do Hospital VetSet, em Palmela centrará a sua intervenção no controle da natalidade de colónias de felinos.
Encerrará a sessão o representante da Câmara Municipal do Seixal.
No final terá lugar um debate.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: