Skip to content

Acordo sobre Linha de Muito Alta Tensão entre Fernão Ferro – Trafaria

03/11/2014
O Tribunal Administrativo e Fiscal de Almada confirmou a suspensão das acções judiciais que corriam entre Câmara Municipal de Almada e a Rede Elétrica Nacional (REN) relativas à instalação de uma Linha de Muito Alta Tensão (LMAT) entre Fernão Ferro e a Trafaria.
Na defesa dos interesses das populações, o Município de Almada promoveu um processo de reivindicação e negociação visando a alteração do traçado previsto para a LMAT no território do concelho, e prevendo o enterramento de parte do seu traçado nas zonas mais sensíveis.
Na sequência daquela iniciativa, o Município de Almada – envolvendo a Câmara Municipal, a União de Freguesias da Caparica e Trafaria, e a União de Freguesias da Charneca de Caparica e Sobreda – e a REN e Ministério da Economia acordaram na introdução das alterações ao traçado e ao enterramento do troço entre o Lazarim e a Trafaria, em documento assinado pelas partes em 23 de maio de 2014.
O acordo prevê que a LMAT FernãoFerro – Trafaria seja enterrada no território do concelho de Almada a partir do poste 43, mantendo-se enterrada ao longo da faixa rodoviária que liga o Lazarim à Trafaria até o poste 80 (junto à Via Rápida da Costa da Caparica), assegurando o enterramento da linha em 35 dos 46 postes inicialmente previstos para o traçado no Concelho de Almada.Prevê ainda a reconfiguração do troço da linha a construir por via aérea, aumentando a distância às habitações do núcleo urbano de Pêra.
O acordo diminui os impactos negativos no território, na paisagem, na qualidade do ambiente urbano e na qualidade de vida das populações.
Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: