Skip to content

Amora recebe encontro distrital do MURPI

10/11/2014

Os dirigentes da Federação Distrital de Setúbal do MURPI (Movimento Unitário de Reformados Pensionistas e Idosos) vão reunir, no dia 15 de Novembro, a partir das 14:00 horas, nas instalações da Junta de Freguesia de Amora. Analisar, debater e propor medidas que respondam às medidas do Governo é o objectivo dos participantes do conclave.
Pormenorizando: os participantes do encontro procurarão intensificar a luta pelo respeito devido à individualidade e condições socioeconómicas dos reformados, que assegurem o direito a viver com dignidade; pugnar pelo direito à protecção social; defender e impulsionar o direito dos reformados ao lazer e à cultura.
Refira-se que este é um dos sete eventos distritais levados a cabo pela Confederação do MURPI que se enquadra na preparação do 8.º Congresso Nacional, marcado para Novembro do próximo ano, em Lisboa.
O MURPI foi o primeiro movimento defensor dos reformados e idosos a surgir em Portugal, em maio de 1979. Saído dos ideais libertadores de Abril, orgulha-se de ter dado um forte e imprescindível contributo para a construção dos direitos sociais, negados e reprimidos pelo regime fascista, daqueles que carregavam anos e anos de trabalho, quase sempre duro e mal recompensado. A longa caminhada do movimento, encabeçada por dirigentes dedicados e profundamente ligados à causa, permitiu garantir o direito à reforma, à saúde, à habitação condigna, o direito à associação. O MURPI semeou em todo o país centros de convívio, centros de dia e outras estruturas de apoio social, melhorando assim a qualidade de vida da faixa etária em questão e estreitando os laços de amizade e de solidariedade.
Tudo isto, como se compreende, confere uma importância muito particular ao Encontro de Amora.

José Augusto

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: