Skip to content

Projecto pioneiro no Seixal e Almada para diagnóstico do cancro do cólon e recto

19/12/2014

A ARS Lisboa e Vale do Tejo, ARS-LVT o ACES Almada-Seixal e o Hospital Garcia de Orta juntaram-se para implementar um projecto pioneiro que pretende aumentar o diagnóstico precoce do cancro do cólon e recto nos concelhos de Almada e Seixal e melhorar o acompanhamento dos doentes através da articulação entre Cuidados de Saúde Primários e o Hospital.
Luís Amaro, um dos responsáveis pela implementação do projecto e Director Executivo do ACES Almada-Seixal revela que o objectivo deste projecto assenta numa melhor “articulação de cuidados e processos de comunicação na gestão do cancro do cólon e recto entre o ACES e o Hospital”.
“Verificámos que existe uma lacuna ao nível de rastreios oncológicos à população e em particular na área do cancro do cólon e recto e pretendemos alterar esta realidade através da implementação de uma boa prática que promova a detecção e o tratamento adequado da patologia. Queremos ainda desenvolver uma norma baseada num plano de acompanhamento do doente através da partilha de informação entre o Hospital e os Cuidados de Saúde Primários, de forma a dar continuidade e apoio ao doente após alta hospitalar”, acrescenta.
O projecto denominado “Contratualização como incentivo a uma Gestão Clínica Integrada no Cancro do Cólon e Recto” integra-se no programa Boas Práticas de Governação, uma iniciativa da Novartis em parceria com a Universidade Nova de Lisboa, que proporciona aos participantes uma oportunidade de acesso a um plano curricular desenvolvido pela universidade e que lhes garante as bases teóricas e o acompanhamento necessário ao desenvolvimento dos projetos.
Este ano, o programa tem como tema “Caminhos para a Articulação” e pretende criar as condições para a implementação de projetos de inovação, promovendo o desenvolvimento de boas práticas que fomentem uma maior articulação entre os cuidados de saúde primários e hospitalares, que possam trazer melhorias efetivas para o doente.

Fonte: Dr. Jorge Neves

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: