Skip to content

Região de saúde de Lisboa e Vale do Tejo com mais médicos em regime de internato

06/01/2015
Desde segunda-feira que a região de saúde de Lisboa e Vale do Tejo conta com 168 médicos de medicina geral e familiar, que iniciaram a especialidade de Medicina Geral e Familiar, um aumento de 22 por cento face a 2014, de acordo com o Ministério da Saúde.
Em comunicado, a Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo (ARSLVT), informa que os centros de saúde das zonas de Almada/Seixal, Loures/Odivelas e Sintra são as que recebem um maior reforço de médicos em termos absolutos. A medida, diz-se no comunicado, irá permitir à ARSLVT, no final do internato, assegurar médico de família a mais 319.200 utentes, distribuídos por 15 Agrupamentos de Centros de Saúde (ACES) da Região de Lisboa.
Os médicos estão a iniciar o seu internato médico, que se realiza após a licenciatura em Medicina e corresponde a um processo de formação médica especializada, teórica e prática.
A região de Lisboa e Vale do Tejo envolve 3,6 milhões de utentes, distribuídos por 4 distritos e 15 Agrupamentos de Centros de Saúde. A falta de médicos nas urgências dos hospitais tem sido notícia nas últimas semanas, depois de relatos de muitas horas de espera, nalguns casos de 20 horas, e de dois casos de mortes de doentes enquanto esperavam para ser atendidos.
5 comentários leave one →
  1. Edgar Ferreira permalink
    08/01/2015 16:57

    Correcções a este artigo:

    1. Não são 168 médicos de Medicina Geral e Familiar. São 168 internos que vão frequentar o internato da especialidade de Medicina Geral e Familiar que dura 4 anos, ao fim dos quais, se tudo correr bem, serão especialistas em Medicina Geral e Familiar (Médicos de Família). Curiosamente abriu um concurso de recrutamento de médicos especialistas em Medicina Geral e Familiar mas o ACES Almada-Seixal foi dos poucos da ARSLVT para os quais não foi aberta uma única vaga, ou seja, zero Médicos de Família.
    2. Só serão 319.200 utentes se considerarmos que após a especialização dos médicos estes fiquem com 1900 utentes. A actual legislação refere que os novos médicos com horário de 40h terão que ter listas de no MÁXIMO 1900 utentes ou 2358 unidades ponderadas (se considerarmos uma lista padrão 2358 up correspondem a cerca de 1750-1800 utentes e não 1900).
    3. Os médicos não estão a iniciar o seu internato. São médicos já licenciados/ com mestrado integrado que já cumpriram um ano de internato geral que hoje é designado como ano comum. O que vão iniciar é o internato da especialidade de Medicina Geral e Familiar com duração de 4 anos. O exercício de funções do Médico de Família é nos Centros de Saúde e não propriamente nos serviços de urgência hospitalares, embora como qualquer médico autónomo possam desempenhar funções assistenciais nesse contexto.

    • 08/01/2015 17:16

      Caro Sr. Edgar Ferreira, muito agradecemos a sua correcção, que muito completa esta notícia.
      A informação que divulgámos foi veiculada pela ARSLVT, através da sua página, em http://www.arslvt.min-saude.pt/frontoffice/pages/2?news_id=183.

      Melhores cumprimentos

      • Edgar Ferreira permalink
        08/01/2015 17:42

        Obrigado pelo esclarecimento. No entanto, apesar dos comentários que prestei e que são melhor esclarecidos pela informação veiculada pela ARSLVT, a fonte original não menciona ” mais 168 médicos de medicina geral e familiar…” mas antes “… são 168 os Médicos que iniciaram a especialidade de Medicina Geral e Familiar…”. A reformulação da frase para “… médicos de medicina geral e familiar” deturpa o sentido da fonte de informação original.
        Obrigado pela atenção.

        Com os melhores cumprimentos,

      • 08/01/2015 18:06

        Mais uma vez o nosso obrigada pelo reparo, tem toda a razão e iremos proceder à devida correcção.
        Melhores cumprimentos.

Trackbacks

  1. Saúde no Seixal com mais médicos - Concelho do Seixal

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: