Saltar para o conteúdo

Mais de 267.400 vacinas da gripe administradas nas Unidades de Saúde da ARSLVT

09/01/2015

Entre 1 de Outubro, início da época de vacinação, até ao final do ano de 2014, as Unidades de Saúde da Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo, administraram mais de 267.400 vacinas contra a gripe, cerca de 246.200 de forma gratuita.
A vacina contra a gripe, disponível nos centros de saúde do Serviço Nacional de Saúde, é a melhor forma de prevenção, sobretudo em relação às complicações graves da doença. A sua administração é recomendada aos grupos alvo prioritários e é gratuita para todas as pessoas com 65 ou mais anos.
A vacinação gratuita não carece de receita ou guia médico para ser administrada, bastando dirigir-se ao Centro de Saúde da sua área de residência.
Em Portugal, o pico da actividade gripal tem ocorrido entre Dezembro e Fevereiro, a vacinação deve ser feita, preferencialmente em Outubro/Novembro, podendo, no entanto, decorrer durante todo o Outono e Inverno. Se ainda não se vacinou ainda o pode fazer.
A ARSLVT, seguindo as recomendações da Direção-geral da Saúde, reitera a importância da vacinação contra a gripe especialmente junto da população com 65 e mais anos e grupos de risco (doentes crónicos e imunodeprimidos com seis ou mais meses de idade, grávidas, profissionais de saúde e outros prestadores de cuidados).

Fonte: ARSLVT

No comments yet

Deixe um comentário