Skip to content

12.ª Assembleia Municipal de Jovens em Sesimbra

20/01/2015

«O Mar de Sesimbra na Europa e no Mundo» é o tema da 12.ª edição da Assembleia Municipal de Jovens que volta a proporcionar aos alunos do 3.º ciclo de cinco agrupamentos de escolas do concelho diversas experiências, entre elas uma visita de estudo, e o acompanhamento do dia-a-dia dos eleitos locais, no âmbito da iniciativa Eleito Por um Dia, que lhes darão um conhecimento mais aprofundado sobre a vida e realidade do meio em que se inserem, e que os ajudarão a elaborar as suas propostas, que serão apresentadas, discutidas e votadas no dia 9 de Maio.
Cada escola irá ainda apresentar dois trabalhos alusivos à temática, a fim de serem expostos juntamente com os que forem elaborados no âmbito do 8.º concurso As Cores da Cidadania, numa exposição que decorrerá de 5 a 17 de Maio, na Sala Multiusos da Fortaleza de Santiago.
A novidade da AMJ 2015 é a criação de um “orçamento”, que se traduzirá na atribuição simbólica de um valor a cada bancada escolar, para que os jovens alicercem as suas propostas numa perspetiva orçamental.
Em 2015 participam o Agrupamento de Escolas de Sampaio – Escola Secundária de Sampaio, Agrupamento de Escolas Navegador Rodrigues Soromenho – Escola Básica 2,3 de Sesimbra Navegador Rodrigues Soromenho, Agrupamento de Escolas Michel Giacometti – Escola Básica 2,3/S da Quinta do Conde Michel Giacometti, Agrupamento de Escolas da Quinta do Conde – Escola Básica Integrada da Quinta do Conde, e Agrupamento de Escolas da Boa Água – Escola Básica Integrada da Boa Água.

As Cores da Cidadania

No âmbito da AMJ realiza-se ainda a 8.ª edição do concurso As Cores da Cidadania. A iniciativa destina-se aos alunos do 3.º e 4.º ano do 1.º ciclo do Ensino Básico de 14 escolas do concelho, e destina-se a promover a realização de trabalhos inéditos nas áreas da poesia, composição e desenho, alusivos à mesma temática da AMJ.
Os vencedores de cada uma das áreas serão conhecidos no dia 9 de maio, em cerimónia a realizar na Sala
Multisusos da Fortaleza de Santiago.
O concurso As Cores da Cidadania tem como principais objetivos aprofundar o conhecimento e o espírito crítico da vivência em sociedade, incentivar o sentido artístico e literário, e sensibilizar os mais novos para os direitos e deveres em cidadania entre povos e culturas diferentes.

Advertisements
No comments yet

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: