Skip to content

«A SAÚDE ESTÁ UM CAOS» refere comunicado de comissões de utentes de Almada e Seixal

04/02/2015

As Comissões de Utentes da Saúde de Almada e Seixal emitiram um comunicado intitulado «A saúde está um caos», no qual referem que «o Ministério da Saúde, através da Administração do Sistema de Saúde, I.P, publicou um Aviso, nº 14395-A/2014, para abertura de concurso para preenchimento de 70 vagas de Médicos de Família, das quais, 26 para a ARS de Lisboa e Vale do Tejo, ARSLVT, mas nenhum foi colocado nos Centros de Saúde de Almada e Seixal.
No início de Janeiro entrámos em contacto com o responsável do ACES de Almada/Seixal para contestar tal decisão e relembrar a reivindicação das Comissões de Utentes da necessidade de prolongar o horário de funcionamento semanal e atendimento ao fim de semana dos Centros de Saúde, tendo-nos dito que nada podia fazer acrescentando ir iniciar o internato de 18 Médicos de Família, não garantindo que algum deles fosse colocado no concelho do Seixal.
Com o encerramento de diversos SAP, existem apenas dois serviços a funcionar para os 330 mil habitantes dos concelhos de Almada e Seixal. Cerca de 70 mil utentes não têm médico de família.
Há muitos anos que as Comissões de Utentes reclamam a construção do Centro de Saúde de Corroios, bem como as Extensões de Saúde da Aldeia de Paio Pires e Foros de Amora.
O Hospital Garcia de Orta (HGO) deixou de ser um recurso confiável, para se tornar um motivo de preocupação e receio para os utentes que a ele recorrem. Dimensionado para uma população de 150 mil pessoas, atende atualmente cerca de 400 mil.
Há muito que vem sendo denunciada a falta de recursos materiais e humanos e é unânime a indignação dos profissionais que ali trabalham. Directores clínicos e chefes dos serviços de Urgência já entraram em ruptura com a Administração do Hospital reclamando da sobrelotação e da falta de condições de trabalho e do crescente risco de falhas clínicas.
Só a enorme entrega e resistência dos profissionais que ali trabalham tem evitado males maiores que, apesar disso, não tem obviado às tragédias trazidas recentemente ao conhecimento público. É inquestionável a urgente construção do Hospital do Seixal, como unidade de rectaguarda para os utentes dos concelhos de Seixal, Almada e Sesimbra.
Isso mesmo foi reafirmado na Concentração do passado dia 24 de Janeiro frente ao HGO, que juntou Comissões de Utentes, Autarquias e Populações dos dois concelhos.
Em sinal de claro desafio, vem o Ministro da Saúde, do alto da sua arrogância, dizer que não está nos planos do governo a construção do Hospital do Seixal, utilizando como argumento o investimento recente  de 300 milhões de euros no distrito de Setúbal, 120 dos quais no HGO.
Face a estas declarações, as Comissões de Utentes de Almada e Seixal convidam o Senhor Ministro a justificar ao país onde foram investidas essas verbas.:
– se na construção, recuperação e redimensionamento de infraestruturas;
– se na aquisição e modernização dos equipamentos, nomeadamente para exames complementares de diagnóstico;
– se no necessário alargamento do quadro de recursos humanos das diversas unidades públicas de saúde.

O Diagnóstico está feito e as soluções apontadas, que passam por:
uma aposta séria numa eficaz Rede de Cuidados de Saúde Primários e um reforço dos Cuidados de Proximidade, com mais profissionais e meios;
o reforço das equipas de Médicos, Enfermeiros e outros Técnicos nas Urgências;
a abolição das Taxas Moderadoras;
a construção do Hospital Público no Seixal.

As Comissões de Utentes da Saúde de Almada e Seixal reiteram o seu compromisso de continuar a lutar com as populações, na defesa de um Serviço Nacional de Saúde eficiente, moderno, universal e gratuito.

A SAÚDE É UM DIREITO – LUTAR VALE A PENA – RESISTIR É PRECISO

As Comissões de Utentes da Saúde de Almada e Seixal – Fevereiro de 2015»

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: