Skip to content

Passam 28 anos do falecimento de José Afonso

23/02/2015

images

José Manuel Cerqueira Afonso dos Santos nasceu em Aveiro, na freguesia de Glória, a 2 de Agosto de 1929 e faleceu em Setúbal a 23 de Fevereiro de 1987, é conhecido como Zeca Afonso, nome que nunca utilizou em termos artísticos.
Filho de José Nepomuceno Afonso dos Santos, juiz e de Maria das Dores Dantas Cerqueira, professora, teve mais dois irmãos, João Cerqueira Afonso dos Santos (1927), advogado e Maria Cerqueira Afonso dos Santos, mãe de seus sobrinhos, também músicos, João Afonso Lima e António Afonso Lima.
Frequentou o Liceu Nacional D. João III e a Faculdade de Letras de Coimbra, onde integrou o Orfeão Académico de Coimbra e a Tuna Académica da Universidade de Coimbra, revelando-se um intérprete especialmente dotado no fado de Coimbra.
Em 1948 completa o Curso Geral dos Liceus, após dois chumbos e conhece Maria Amália de Oliveira, uma costureira de origem humilde, com quem vem a casar em segredo, por oposição da família.
Em Janeiro de 1953 nasce-lhe o primeiro filho, José Manuel. Para sustentar a sua família, Zeca Afonso dá explicações e faz revisão de textos no Diário de Coimbra, e por esta altura grava o seu primeiro disco, ‘Fado de Coimbra’.

 

Anúncios
No comments yet

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: