Skip to content

Biblioteca Municipal do Seixal apresenta «Jorge Amado: Um Subterrâneo da Liberdade»

25/02/2015

A Biblioteca Municipal do Seixal apresenta a exposição Jorge Amado: Um Subterrâneo da Liberdade, com a inauguração a decorrer no próximo dia 27 de Fevereiro, sexta-feira às 18h00. A mostra assinala os sessenta anos de edição desta obra, e homenageia este autor maior da língua portuguesa.

Jorge Amado é um dos maiores protagonistas da literatura brasileira, lido por milhares de pessoas de várias nacionalidades e de todas as idades. A sua vasta obra foi traduzida e publicada em mais de 50 países e adaptada para a televisão, cinema e teatro. Integrou os quadros da intelectualidade comunista brasileira desde o final da primeira metade do século XX – ideologia presente em várias obras, refletida nas suas obras de carácter marcadamente social e político, nas quais fez a denúncia das miseráveis condições de vida do povo e críticas severas à ausência de liberdade dos regimes ditatoriais.

É dessa atitude exemplo a trilogia «Os Subterrâneos da Liberdade» foi escrita a partir de Março de 1952, em Dobris, na Checoslováquia, concluída em Novembro de 1953, no Rio de Janeiro, e lançada a 1.ª edição em maio de 1954, em três volumes. Em 2014, completou 60 anos.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: