Skip to content

Comissão de Utentes da Saúde da Quinta do Conde em luta

10/03/2015

Em comunicado enviado às redacções, intitulado «Pela Nossa Saúde», a Comissão de Utentes da Saúde da Quinta do Conde informa «que reuniu em Setúbal, no dia 6 de Março, com o Coordenador do Agrupamento de Centros de Saúde Arrábida, Dr. Pedro Lopes, a quem colocou as inquietações referentes aos utentes sem médico de família, as urgências e os horários destas.
Não obstante a informação, que recebemos com agrado, do reforço da Unidade de Cuidados de Saúde Personalizados da Quinta do Conde, com mais um médico, a situação está muito longe daquilo que seria aceitável. O número de utentes sem médico é excessivamente elevado, apesar da tutela ter aumentado o rácio para 1900 utentes por médico, decisão que na opinião da Comissão de Utentes reduz qualidade ao atendimento.
No que concerne à insuficiência das instalações, situação agravada pela decisão do Ministério da Saúde de retirar, ainda antes da construção, um piso ao Centro de Saúde, prevalece a indefinição.
No início de 2013 o Ministério da Saúde apostava na requalificação do edifício da Cova dos Vidros para aí
colocar serviços. Esta opção foi abandonada conforme posição pública do então senhor Coordenador do ACES Arrábida, em 15 de Janeiro de 2014.
A opção comunicada passaria pela ampliação do novo Centro de Saúde. Agora regressámos ao início de 2013 e aguardam-se novos estudos para a reabilitação das instalações da Cova dos Vidros.
Nesta matéria, como na generalidade delas, a Comissão de Utentes tinha razão quando defendia – e lutava na rua com os utentes – pela manutenção do projecto inicial. Suspendemos essa luta quando percebemos que se tratava de um argumento do Ministério da Saúde para não construir coisa nenhuma.
A Comissão de Utentes insiste na defesa da construção do Hospital no Concelho do Seixal por considerar que essa obra resolve parte substancial dos actuais problemas e participou dia 10 de Março, no Ministério da Saúde, na entrega do Manifesto «Península de Setúbal em Defesa do Serviço Nacional de Saúde», a cuja Plataforma aderiu oportunamente.
A Comissão de Utentes reitera a vontade de prosseguir a luta pela defesa de um Serviço Nacional de Saúde universal e geral, que tenha em conta as condições económicas e sociais dos cidadãos.

Quinta do Conde, 10 de Março de 2015.
A Comissão de Utentes»

No comments yet

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: