Skip to content

Explosão em Sesimbra sem efeitos no Parque Natural da Arrábida

09/04/2015

A explosão que se fez sentir há uma semana provocada por um rebentamento na pedreira da empresa Sobrissul, não terá deixado marcas na fauna, flora e geologia do Parque Natural da Arrábida. Estas são as primeiras conclusões de uma vistoria feita, entre outros, pelo Instituto de Conservação da Natureza e Florestas (ICNF), Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa, Proteção Civil e Câmara de Sesimbra.
Francisco Luís, vereador do pelouro da Protecção Civil na autarquia sesimbrense, explicou que as maiores preocupações estavam em avaliar a estabilidade das arribas da Serra do Risco, mas também a saúde da comunidade de morcegos e das águias-de-bonelli, tendo em conta que a explosão aconteceu em pleno parque natural.
O autarca referiu que a primeira avaliação concluiu que, «felizmente», nada foi afectado na fauna, flora e geologia da zona. O que não significa que não apareçam consequências nos próximos dias, semanas ou meses, pelo que as autoridades vão continuar a avaliar e vistoriar o território.
A Câmara Municipal de Sesimbra vai exigir que as queimas ou explosões efectuadas nas pedreiras da Arrábida sejam obrigatoriamente declaradas à autarquia e ao ICNF, uma vez que se tratam de «áreas protegidas e sensíveis», pelo que vai pedir uma reunião com as entidades envolvidas de forma a garantir que esses avisos acontecem, apesar de não estarem previstos na lei.
A explosão que aconteceu no dia 1 de Abril, foi o resultado de uma queima que se descontrolou, e a deslocação de ar provocada foi sentida em grande parte da Península de Setúbal e da Grande Lisboa. Segundo a autarquia, cerca de uma dúzia pessoas apresentaram queixa na GNR do concelho de Sesimbra, relativamente a prejuízos relacionados com a quebra de janelas.

 

Anúncios
No comments yet

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: