Skip to content

«A Diplomacia no Feminino – O Papel das Mulheres na Sociedade» na Quinta do Conde

27/04/2015

Esta quarta-feira, dia 29 de Abril, às 21h00, a Junta de Freguesia da Quinta do Conde recebe a conferência/debate: «A Diplomacia no Feminino – o Papel das Mulheres na Sociedade».
A Junta de Freguesia da Quinta Conde, no âmbito das Comemorações do 41.º aniversário da Revolução dos Cravos, convidou as embaixadoras Madalena Neves (Cabo Verde) e Johana Tlabada de la Torre (Cuba), com o intuito de homenagear o lugar que a Mulher ocupa no concerto das nações, sublinhando a sua intervenção no fomento de relações de amizade e cooperação entre os povos.

«A relevante função da mulher na sociedade e no concerto das nações, constitui um dos eixos centrais que fazem mover o carro da história, no sentido do progresso social, do desenvolvimento e do estabelecimento de relações de amizade e cooperação entre os povos.
Apesar de em muitos países não ter ainda logrado um estatuto idêntico ao dos homens em matéria de igualdade de direitos e de oportunidades, a sua capacidade de pugnar pela conquista do lugar a que legitimante aspira no concerto das nações, concorreu para que a maioria das sociedades contemporâneas reconhecesse o seu papel, possibilitando-lhe o acesso a altas funções no aparelho de estado.
Ao longo de várias décadas, Portugal foi um dos países que atribuía à mulher um papel secundário, menosprezando o seu talento, a sensibilidade e a capacidade de observar o mundo com outro olhar, relegando-a para tarefas domésticas ou funções subalternas, quadro que seria felizmente alterado com a Revolução de Abril de 1974, apesar das frequentes situações de discriminação de género que ainda se observam na sociedade portuguesa.
A conquista da liberdade e a consequente instauração de um regime democrático desencadearam um conjunto de transformações sociais e políticas que colocaram o nosso país na linha da frente, no domínio da consagração constitucional de direitos, liberdades e garantias conferidas aos cidadãos, possibilitando, ao mesmo tempo, o aparecimento de novas nações e o restabelecimento de relações diplomáticas com vários países que condenavam a ditadura que até esse dia nos governara.
A conferência com as nomeadas embaixadoras na Quinta do Conde ganha importância e oportunidade face à comemoração dos 40 anos de independência de Cabo Verde e à evolução das relações diplomáticas entre Cuba e os EUA.»

Vítor Antunes, presidente da Junta de Freguesia da Quinta do Conde

Anúncios
No comments yet

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: