Skip to content

Simulacro de incêndio hoje no Rio Sul Shopping

28/05/2015

Várias pessoas detectaram durante a manhã de hoje uma actividade diferente no Rio Sul Shopping. Tratava-se de um simulacro de incêndio, conforme explicou ao «Comércio do Seixal e Sesimbra» e ao Diário do Distrito, o diretor do Centro, Dr. Luís Pinto Soares.

1 – Do simulacro decorrido esta manhã no RioSul Shopping quais foram as dificuldades de segurança encontrados?

O principal fator positivo destes programas bianuais de simulacros que realizamos no RioSul shopping é permitir-nos, exatamente, detetar atempadamente eventuais falhas ou desvios que possam existir e corrigi-los de imediato, permitindo-nos ainda muitas vezes acrescentar valor ao plano existente. O facto de simularmos estas ocorrências, duas vezes por ano, permite-nos estar em permanente controlo dos nossos processos, corrigindo as falhas que possam, eventualmente, surgir. Neste simulacro realizado hoje no Centro – e que consistiu num cenário de ameaça de bomba, envolvendo um incêndio numa viatura no parque de estacionamento do piso descoberto, culminando com a evacuação do Centro – toda a situação correu dentro da normalidade, pelo que não foram detetados aspetos que precisem de ser corrigidos.

2 – É habitual este tipo de exercícios no RioSul? Se sim, quais as frequências de exercício que são realizadas por ano?

Sim, realizamos dois exercícios de simulacro por ano, no RioSul Shopping. O exercício  de simulacro realizado hoje no Centro envolveu o público e outras entidades, sendo por isso um simulacro externo. O próximo exercício de simulacro será apenas para testar os procedimento internos do Centro, envolvendo colaboradores e lojistas.

3 – É uma das preocupações da administração fazer com regularidade este tipo de exercícios?

Sim, sem dúvida. O grande motivo para a realização deste tipo de simulacro, que aliás desenvolvemos sempre duas vezes por ano tal como referimos anteriormente – um simulacro interno, envolvendo os colaboradores e lojistas, e um simulacro externo, com o envolvimento do público e de outras entidades – prende-se com o facto de ser uma prioridade para o RioSul Shopping a segurança dos nossos colaboradores, visitantes e lojistas, pelo que temos a máxima atenção a tudo o que se relaciona com os procedimentos e as práticas de prevenção e segurança. O simulacro tem, assim, o objetivo de testar todos os cenários previstos no Plano de Emergência Interno, como incêndio, sismos, derrames, entre outros.

4 – O simulacro desta manhã que agentes envolveu? 

O simulacro realizado hoje no RioSul Shopping envolveu ao nível dos recursos externos:

  • Proteção Civil Municipal
  • P.S.P
  • Bombeiros Voluntários Mistos do Seixal
  • INEM

Ao nível dos recursos internos do Centro, estiveram presentes:

  • Equipa de Administração do RioSul Shopping
  • Equipa de Vigilância
  • Equipa de Manutenção
  • Equipa de Limpeza

5 – Existe alguma formação na área de proteção civil com a administração, segurança e lojistas? 

Sim. Existe um plano de formação interno e externo, onde todos os assuntos relacionados com incidentes e sua prevenção, bem como melhores práticas de atuação são desenvolvidos.

6 – Qual o balanço do exercício realizado hoje?

Com estes exercícios de simulacro pretende-se melhorar todos os procedimentos e o desempenho dos vários recursos, com base numa avaliação do que correu bem e. O simulacro de hoje revelou uma excelente sintonia de atuação entre entidades externas e Centro comercial. Este é um exercício que foi avaliado por todas as entidades envolvidas como “Positivo” .

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: