Skip to content

Sesimbra acolhe Acção Inclusiva «Costa a Costa»

07/08/2015

IMG_20150618_171331 Chegada ao Alambre 1 Dia 19 DSCN0372

Os jovens e adultos com deficiência intelectual e multideficiência do Centro de Educação para o Cidadão com Deficiência (C.E.C.D. Mira Sintra) participou recentemente numa Acção Inclusiva em Sesimbra, sendo recebidos com muito carinho pela população sesimbrense, dando sentido ao lema da Organização: «Construir a Igualdade, Respeitando a Diferença!».
Trata-se de um projeto cofinanciado pelo Programa de Financiamento a Projetos pelo I.N.R., I.P., teve como principal objetivo a promoção da participação cultural das pessoas com Deficiência Intelectual e do Desenvolvimento (DID), assim como a concretização de tarefas de carácter funcional, numa aprendizagem conjunta entre os pares de apoio.
Os autorrepresentantes do Centro de Educação para o Cidadão com Deficiência (C.E.C.D. Mira Sintra) viajaram recentemente até Sesimbra para a realização da Acção Inclusiva «Costa a Costa». Na preparação desta jornada elegeram o autorrepresentante Cláudio Pinho para se deslocar antecipadamente, juntamente com a equipa técnica, e fazer o necessário reconhecimento no terreno: desenvolver contactos com os parceiros locais, identificar estruturas de apoio e culturais a privilegiar durante a acção, etc.
Partiram de Mira Sintra de plano e mapa nas mãos. Sabiam exatamente onde ir e o que fazer. Passaram pela Fortaleza de Santiago, pela Docapesca, pela Moagem Sampaio, visitaram a Capela do Espírito Santos dos Mareantes e tiveram ainda oportunidade de realizar um intercâmbio com a Cercizimbra e a comunidade local. Atentos às Novas Tecnologias, registaram os principais momentos num caderno digital, recheado de boas memórias, laços de união e amizade.
Fica a certeza de que Sesimbra é um local a regressar, onde a matriz da inclusão e a valorização da pessoa com deficiência são a marca, dando sentido ao lema do C.E.C.D. Mira Sintra: Construir a Igualdade – Respeitando a Diferença.

Sobre o C.E.C.D. Mira Sintra:
O C.E.C.D. Mira Sintra – Centro de Educação para o Cidadão com Deficiência, C.R.L. é uma Cooperativa de Solidariedade Social, sem fins lucrativos e reconhecida como Instituição de Utilidade Pública. Foi fundada em 1976 por pais e técnicos e desde o início que os saberes e experiência de uns e outros estão presentes na gestão da Cooperativa. Atende, atualmente, quer em modalidade de apoio permanente quer em regime ambulatório, cerca de 2.200 pessoas, desde crianças, jovens e adultos que precisam de apoios especializados, devido a dificuldades e perturbações do desenvolvimento ao nível do seu rendimento escolar, laboral ou social. Dispõe de valências diferentes, em espaços diferentes, com programas específicos e equipas multidisciplinares, adaptadas às necessidades e características da população atendida.
O seu âmbito de ação estende-se prioritariamente ao Concelho de Sintra.

Andreia Montes

No comments yet

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: