Skip to content

Comissão de Utentes da Saúde da Freguesia de Corroios alerta para falta de médicos de família

19/08/2015

Logo CUSC novo

A Comissão de Utentes da Saúde da Freguesia de Corroios emitiu um comunicado no qual refere que: «a 9 de Abril último, segundo dados do ACES, dos perto de 50 mil habitantes da freguesia de Corroios, 31.454 utentes estavam inscritos na Ucsp de Corroios, dos quais 20.699 não tinham médico de família. Estamos a falar de 66% dos inscritos. Esta situação foi recentemente agravada pela saída, já em 2015, de 3 dos 10 médicos ali existentes, além da saída de um interno da especialidade de Medicina Familiar que dava um apoio importante aos utentes sem médico de família.
O desespero tomou conta dos seus profissionais, alguns em evidente estado de exaustão e “burnout”, não compatíveis com o exercício seguro do acto clínico. Só o seu profissionalismo, entrega aos utentes e espírito de grupo, tem mantido o Centro de Saúde a funcionar.
Destes factos deu a Comissão de Utentes conhecimento às instâncias superiores e às representações parlamentares na Assembleia da República, tendo estas endereçado perguntas específicas ao governo sobre esta matéria.
Pela comunicação social, tomamos hoje conhecimento do anúncio da Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo (ARS-LVT) da contratação de 9 médicos especialistas em Medicina Familiar para o ACES Almada/Seixal, dos quais, apenas um está garantido para o Centro de Saúde de Corroios.
Esta colocação isolada, embora positiva, não vem repor os 4 médicos saídos já este ano e muito menos reforçar a escassez anteriormente verificada, e insistentemente denunciada.
Cerca de dois terços dos utentes inscritos na UCSP de Corroios continuam sem médico de família, havendo alguns médicos com agenda preenchida até final do mês de Dezembro.
É uma situação insustentável para a população de Corroios e para os profissionais do Centro de Saúde, e mais uma amostra da política de destruição que este governo vem prosseguindo contra o Serviço Nacional de Saúde.
Estiveram recentemente em Corroios técnicos superiores da ARS-LVT de visita ao terreno destinado à construção do novo Centro de Saúde de Corroios, sendo acompanhados pela senhora Vereadora Corália Loureiro da Câmara Municipal do Seixal.
Este facto é uma evolução positiva e representa um passo importante para as aspirações da população, mas não é ainda o salto definitivo que falta para a concretização do projecto.
Por isso, a população e a sua Comissão de Utentes reclamam do Ministério da Saúde e das suas instâncias regionais:

  • A imediata reposição dos médicos de família em falta e o reforço destes profissionais para todos os utentes;
  • O imediato arranque dos procedimentos definitivos necessários à construção do novo Centro de Saúde de Corroios;
  • A construção do Hospital no Seixal.

 

A Comissão de Utentes da Saúde da Freguesia de Corroios
Corroios, 18 de Agosto de 2015».
À semelhança de anos anteriores, a Comissão de Utentes da Saúde de Corroios estará presente com um stand na Feira de Corroios, onde estará em contacto com a população e prestará todas as informações.

CUSFC – José Lourenço

 

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: