Skip to content

Comissão de Utentes da Saúde de Corroios lançou campanha inédita nas Festas de Corroios

02/09/2015

IMG_4081 IMG_4083
«OS UTENTES NÃO SÃO NÚMEROS! OS UTENTES TÊM ROSTO!», é o tema da inovadora campanha levada a cabo pela Comissão de Utentes da Saúde de Corroios (CUSC), durante as Festas de Corroios 2015.
No stand que lhe foi reservado anualmente nas Festas, a CUSC apresentou mais uma vez uma exposição dos principais momentos da luta dos utentes pela construção do Novo Centro de Saúde de Corroios e do Hospital no Seixal, despertando o habitual interesse da população, que procurou informar-se junto da equipa coordenadora ali presente sobre o andamento dos processos e iniciativas a ter futuramente.
A exposição foi visitada por milhares de pessoas ao longo dos dez dias de duração das Festas.
Mas a grande inovação foi a colocação no espaço de duas molduras alusivas às duas reivindicações, em que os utentes eram convidados a deixar-se fotografar, simbolizando a mensagem da campanha e mostrando aos governantes que os utentes têm rosto.
Estas fotografias foram sendo diariamente publicadas na página da CUSC no Facebook – https://www.facebook.com/comissaoutentes.corroios . Esta iniciativa contou com a adesão entusiasmada de centenas de pessoas, desde logo do presidente da Câmara do Seixal, Joaquim Santos, e do presidente da Junta de Freguesia de Corroios, Eduardo Rosa, além de outras figuras conhecidas da política local e nacional, como é o caso do presidente da Assembleia Municipal do Seixal, Alfredo Monteiro, e dos deputados da Assembleia da República: Francisco Lopes, Paula Santos e Bruno Dias da CDU, Catarina Martins do BE e Ana Catarina Mendes do PS.
Esta última é a relatora da Petição «Juntos pelo Hospital no Seixal», entregue na Assembleia da República em 16 de Dezembro, mas que, por “contingências” várias, não será discutida em Plenário nesta legislatura. Apesar disso, e interpelada pela CUSC sobre «se este atraso significaria que o PS não estava interessado em fazer esta discussão neste momento de pré-campanha eleitoral», reafirmaria o apoio do seu partido à construção do Hospital no Seixal.
Desafiada por José Lourenço, o elemento da CUSC que manteve este diálogo com a deputada eleita pelo distrito de Setúbal (e principal apoiante de António Costa), deixou-se fotografar com essa mensagem.
José Lourenço relembrou que os utentes têm memória e esperariam que o PS respeitasse o seu compromisso na defesa da construção do Hospital no Seixal, fosse ou não fosse governo nas próximas legislativas.
Realçou ainda o facto de a campanha poder ter resultado numa adesão viral, não fosse o caso de uma enorme quantidade de pessoas que se dirigiram ao stand a perguntar «onde podiam assinar», terem declinado dar o rosto em fotografia, por serem funcionários públicos ou trabalhadores precários ou a prazo e recearem retaliações, que colocassem em risco a sua sobrevivência e das suas famílias.
Acrescentaria ainda que «esta é uma das realidades caladas e escondidas que, cada vez mais, emerge da alma de um povo massacrado pela austeridade e pela política do medo que tem destruído e enfraquecido a democracia em Portugal».

Fonte: Comissão de Utentes da Saúde de Corroios

No comments yet

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: