Skip to content

Secretário de Estado do Ensino entrega manuais escolares na EB Nun’Álvares

17/09/2015

DSCF3385DSCF3381

O secretário de Estado do Ensino e da Administração Escolar, João Casanova, esteve esta manhã na Escola Básica de Nun’Álvares, na Arrentela, no âmbito da «Bolsa de Manuais Escolares», um projeto-piloto patrocinado pela Fundação MAPFRE em parceria com o Ministério da Educação e Ciência.
Na cerimónia de entrega de manuais escolares aos alunos do 6.º e do 8.º ano, do escalão A (três manuais) e do escalão B (quatro manuais), Maria Paula Coito, directora da escola, dirigiu-se aos alunos presentes, desejando um bom início de ano lectivo, e frisando a importância do projecto da Fundação MAPFRE.
“O ano passado, ano piloto desta iniciativa, foram apoiados cerca de 150 alunos desta escola e os manuais que foram dados, contribuíram para o sucesso em termos de aproveitamento escolar.”
Perante uma sala cheia de alunos e encarregados de educação, João Casanova salientou a importância da iniciativa, mas também do papel dos alunos para o seu próprio sucesso. “A escola tudo faz para que possam chegar mais longe e é por isso que os pais e professores vos dizem que é importante estudarem. Por vezes pode ser difícil perceberem agora porque é que têm de estudar matemática ou história, mas isso será proveitoso no vosso futuro para fazer de vós cidadãos com intervenção melhorada na sociedade. A matemática será útil para a rapidez de raciocínio, a história para compreenderem o passado e o português terá reflexo na forma como podem compreender as ideias e expressar-se.
O ensino é a vossa mochila, a qual vão enchendo com conhecimentos que são depois aproveitados para a vossa vida.
Portugal é um país pequeno, e precisamos de todos para crescer. Acresce a isso o facto de os alunos terem a sorte de para cada disciplina poderem contar com um professor especialista, o que não acontece em todo o lado. Podemos dar-vos os manuais, mas são vocês que fazem o resto.”
João Gama, representante da Fundação MAPFRE, referiu tratar-se este do segundo ano do projecto «Bolsas de Manuais Escolares» “que já se provou ser um êxito e que esperamos alargar outras partes do país, porque a nossa geração tem obrigação de investir nos jovens. A vós, enquanto alunos, pedimos que se esforcem um pouco mais para terem o máximo de aproveitamento, porque o que aprenderem agora, fica para toda a vossa vida.
Temos de agradecer também ao professor Orlando Fragata, cuja ajuda tem sido inexcedível, porque sem ele não conseguiríamos chegar a este ponto.”
O professor Fernando, em representação da Direcção-Geral dos Estabelecimentos Escolares, incitou os alunos “a aproveitar bem estes anos, que passam num instante. Mas devem aproveitar e aprender porque tudo o que aprenderem hoje, servirá para a vossa vida futura. Ninguém deve ficar para trás, e os pais e professores ajudam-vos, mas o mais importante são vocês enquanto alunos. Não tardará muito, vão ser chamados a fazer coisas muito importantes e têm de estar preparados.”

 

No comments yet

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: