Skip to content

Colóquio «Em Defesa da Paz no Seixal»

21/09/2015

DSCF3703 DSCF3706

Decorreu hoje no Seixal, na Quinta da Fidalga, o colóquio «Em Defesa da Paz», com as participações de Gustavo Carneiro, do Conselho Nacional Português para a Paz e Cooperação (CPPC), e Joaquim Santos, presidente da Câmara Municipal do Seixal.
Gustavo Carneiro fez um enquadramento histórico dos actuais palcos de guerra, como a Síria, a Líbia, o Afeganistão e Iraque, bem como o papel dos Estados Unidos da América na manutenção destes conflitos, “tendo em conta que são gastos (e ganhos) milhares de milhões de dólares em armamento e tecnologia bélica, numa ascensão que está a tomar dimensões preocupantes”.
Alertou ainda para o problema que está a ser levantado perante a atitude dos EUA, que se propõem em retomar do projecto do «Escudo Antimíssil», a ser colocado em três países da Europa (Inglaterra, Polónia e República Checa), “numa clara atitude de ataque à Rússia, em caso de conflito”.
Gustavo Carneiro explicou depois que “a CPPC tem vindo a realizar diversas iniciativas, que têm como principal objectivo informar a população sobre os diversos conflitos que têm lugar neste momento pelo mundo e o papel que cada um pode ter na supressão desses conflitos”.
Outro dos temas abordados por este responsável da CPPC foi a questão dos refugiados, “os quais temos de ter noção que não caíram do céu. Trata-se de uma situação que já tem vários meses, e que agora foi «empurrada» para a Europa. Claro que cada país tem obrigação de receber e dar as melhores condições a estas pessoas que enfrentaram situações inimagináveis de guerra, mas há que primeiro que tudo, chegar ao cerne do conflito e tudo fazer para que este seja erradicado.”
Joaquim Santos interveio de seguida para relembrar o papel que “as autarquias têm tido no caminho para a Paz”, e “a batalha que tem vindo a ser realizada pela informação e esclarecimento que é preciso fazer chegar mais longe. A paz é uma questão fundamental para a Câmara Municipal do Seixal e tudo faremos para que se possa vir a conhecer o que se passa no mundo.”

Leia mais na próxima edição impressa

No comments yet

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: