Skip to content

“A mulher-vítima é uma refugiada de guerra no seu país”

07/10/2015

DSCF3921DSCF3922

Um extenso painel de intervenções e uma participação que encheu por completo o Auditório do Fórum Cultural do Seixal durante todo o dia que decorreu o Seminário «A Abordagem da Violência Doméstica na Intervenção Social», promovido pelo Centro Distrital de Setúbal do Instituto da Segurança Social.

DSCF3923

Num dos painéis da tarde, Elisabete Brasil, em representação da UMAR – União de Mulheres Alternativa e Resposta, apresentou dados referentes ao distrito de Setúbal e ao trabalho desenvolvido pelo Centro de Acolhimento de Mulheres em Almada.
“O nosso país tem das melhores legislações sobre a questão da violência doméstica, mas falta que essa legislação seja efectivamente aplicada. Falta monitorização das situações e a respectiva avaliação feita atempadamente. Muito tem vindo a ser feito, mas a mulher-vítima continua a ser a que tem de sair de casa, de abandonar os amigos e a família, ao passo que o agressor se mantém na casa, mantém a sua situação de emprego e muitas vezes nem é punido. A mulher é uma refugiada de guerra no seu próprio país.”
Em 2014 contactaram a UMAR, que actua sobretudo no distrito de Setúbal, 282 vítimas de violência doméstica, 99% das quais mulheres, tendo sido recebidos 314 utentes entre mulheres e homens, e tendo obtido apoio jurídico um total de 185 utentes.
Em termos de distribuição geográfica, 63% dos pedidos de ajuda foram originários do concelho de Almada e 18% do Seixal, tendo os restantes sido de outros pontos do distrito e de Lisboa.

No comments yet

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: