Skip to content

Festas em Honra de N.S. da Soledade

29/10/2015

12187692_744815395624842_8580072122994979948_n

A Arrentela vai cumprir a tradição no dia 1 de Novembro, dia de Todos Santos, comemorando o 260º aniversário do terramoto de 1755 que arrasou Lisboa e destruiu algumas zonas ribeirinhas da margem sul, devido à subida das águas.
«Na altura do cataclismo, a população arrentelense foi à Igreja buscar a imagem de Nossa Senhora da Soledade e, embora a padroeira seja Nossa Senhora da Consolação, optaram por levar a Nossa Senhora da Soledade até à margem do Rio Judeu onde decorreu o prodígioso milagre, a Santinha desceu a mãozinha, e a água começou a abaixar lentamente.
Este acontecimento é relembrado através das tradicionais Festas em Honra de Nossa Senhora da Soledade, em que se invoca o milagre, que, a Virgem Maria com o seu poder celestial, fez recuar as águas do rio para o seu leito legítimo, poupando assim as gentes de Arrentela, sobretudo piscatória, dos maiores horrores.
Estas cerimónias realizam-se desde de 1755 e são o ex-libris de uma população que continua a manifestar a sua gratidão a Nossa Senhora da Soledade pelo milagre concedido.»

In Diocese de Setúbal

No comments yet

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: