Skip to content

Alunos manifestam-se pelo reinício das obras na Escola Secundária João de Barros em Corroios

05/11/2015

IMG_5110Alunos da Escola Secundária João de Barros (ESJB) em Corroios manifestaram-se esta manhã à porta deste estabelecimento de ensino, exigindo o reinício das obras de requalificação, onde a Junta de Freguesia de Corroios se fez representar, apoiando a justeza desta reivindicação.
A Escola Secundária João de Barros integrou a terceira fase do Programa de modernização do Parque Escolar- Entidade Pública Empresarial e o programa de requalificação da escola teve o seu início em Outubro de 2010 e tinha sua conclusão prevista para Abril de 2012.
A Parque Escolar E.P.E, ainda durante a primeira de quatro fases previstas para a obra, deixou de efetuar os pagamentos, conduzindo à diminuição drástica do ritmo dos trabalhos e a que uma das empresas que integravam o consórcio adjudicatário entrasse em processo de insolvência, tendo como consequência a paragem definitiva da obra.
Ao longo dos cinco anos que passaram sobre a paragem das obras, foram feitas várias manifestações e tomadas de posição públicas, tanto por parte dos alunos e da associação de pais, como pela Câmara Municipal do Seixal e Junta de Freguesia de Corroios.
Realizaram-se diversos abaixo-assinados, correu uma petição pública, e vários deputados apresentaram a questão no plenário da Assembleia da República dirigindo perguntas ao governo, sem que, até agora, se vislumbre qualquer informação sobre a previsão do reinício dos trabalhos, com graves consequências para a comunidade educativa da escola, devido às precárias condições em que se encontram a ser ministradas as atividades lectivas.
Esta iniciativa foi integrado no dia nacional de luta dos estudantes do ensino básico e secundário, que resultou de um apelo dos alunos da Escola Básica e Secundária Rodrigues de Freitas no Porto.
Os alunos da ESJB seguiram depois para Almada, onde se iriam juntar a estudantes deste concelho, numa acção conjunta, que foi designada por «DIA DE LUTA PELA ESCOLA A QUE TEMOS DIREITO: PÚBLICA E GRATUITA!»

José Lourenço

No comments yet

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: